segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O poder dos Meios de Comunicação

Toda e qualquer nação precisa de um governo, possuindo uma constituição que rege e promete o direito de viver em igualdade à todos. Em nosso país, o governo é elegido pelo povo, sendo assim somos nós quem escolhemos quem vai comandar o Brasil.
Atualmente a imprensa é o principal meio por onde os candidatos podem expor suas idéias para os eleitores em geral, a rede de TV Globo seria o exemplo mais forte. É atualmente a quarta maior rede de TV do mundo, possui filiais em todos os estados do Brasil, seu sinal cobre 99% do território nacional.
Se colocarmos em questão que é a globo que nos passa a informação, porque não nos questionamos se ela pode distorcer os fatos para a visão de seu grupo de donos, empresários e sócios?
E se uma eleição para presidente fosse colocada em tese. São vários candidatos, cada um com uma ideologia, partidos e grupos de funcionários. Mas e se entre eles houvessem alguns que tivessem interesse em comum com a rede de TV Globo? O maior erro do brasileiro é não notar que a imprensa que nos passa "as notícias" sempre tem uma visão política. Não se questionam que um jornalista "pode ter apenas ódio dos Petistas" e assim exagera em suas notícias, colocando o partido num patamar de marginal para baixo. Jamais se questionam se o jornal Nacional está realmente passando a realidade dos fatos ou somente a visão deles a respeito do assunto.
A Globo é hoje a empresa que controla nosso país, isso é fato. São eles que de segunda a domingo passam informação para 75% dos brasileiros em geral, da classe mais pobre à elite. Então eles defendem os políticos que quizerem, mostram os corruptos que bem intenderem, mostram as verdades das empresas que eles bem querem e até as vezes distorcem as notícias para que o brasileiro tenha a visão dos fatos que eles querem.
Não é somente a Globo que tem esse poder. Todo e qualquer meio de comunicação pode e consegue fazer a cabeça do povo. Os rádios são outro exemplo de como o Brasil é um país fraco de pessoas que utilizam a cabeça para uma seleção de gostos, estilos ou modo de vida. Quando uma banda quer ter sucesso, não é necessário ter qualidade, musicalidade ou originalidade. Aqui é apenas necessário um pouco de grana para "patrocínio" de algumas emissoras, e opa... Em 3 meses a banda está no top 10.
Agradeço que em 1988 (justamente 0 ano que eu nasci, eu acho que pedi pra Deus isso) chegou um meio de acesso que está revolucionando o mundo: a internet. Nela somos nós quem decidimos qual é a notícia, qual é o modo de pensar e principalmente, que tipo de informação queremos absorver. É uma pena que poucos a utilizam para formar opinião, acredito que a maioria se interessa em apenas perder horas nuns sites bestas estilo Orkut ou ficar o tempo todo a esmo nos MSNs da vida jogando conversa fora com futuros e futuras pretendentes.
E agora vai a pergunta: Quando o povo brasileiro vai largar sua mania de alienação e se questionar sobre o que realmente quer do mundo e principalmente, ter uma opinião própria?

Agradeço à todos que passam aqui e que tem a humildade de parar 10 minutos para ler meus textos, fico muito feliz por isso.

4 comentários:

O Amor disse...

Muito bom o seu texto. Vi seus blogs no sistema Blogblogs e vim conhecê-los. Gostei muito. Além de muito bem escritos, encontro forte consciência crítica. Já está em meus favoritos. Por enquanto li somente esse último 'post'. Depois volto para ler mais. Infelizmente, penso que o povo brasileiro ainda será dependente da televisão por muito tempo. Primeiro, porque a maioria só tem acesso a essa mídia e ao rádio, o que a faz, por conta disso, conhecedora de poucas formas de expressão artísticas. Depois, por ser um povo que lê pouco (e escreve menos ainda). Daí, prefere a 'mensagem pronta', que já vem descrita, pensada, questioanda (?) e explicada (conforme o interesse da elite dominante). Mas, enquanto isso, vamos nós - eu, você e outros loucos - fazendo a nossa parte; criticando, tentando mudar minimamente (mais em nós mesmos que nos demais, claro).

Sucesso pra você,... hoje e sempre! Um abraço!

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa para o meu pré-projeto da facul, e meu tema tem haver com seu texto. Nossa adorei... Hoje muitos não se preocupam em investigar a veracidade dos fatos, aceitam a informação que lhes jogam e proto.

Continuemos fazendo nossa parte.

bjo.

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa para o meu pré-projeto da facul, e meu tema tem haver com seu texto. Nossa adorei... Hoje muitos não se preocupam em investigar a veracidade dos fatos, aceitam a informação que lhes jogam e proto.

Continuemos fazendo nossa parte.

bjo.

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa para o meu pré-projeto da facul, e meu tema tem haver com seu texto. Nossa adorei... Hoje muitos não se preocupam em investigar a veracidade dos fatos, aceitam a informação que lhes jogam e proto.

Continuemos fazendo nossa parte.

bjo.