quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nossa mente nos escravisa

Nascemos com um cérebro pesando em média 400 gr, ansiando por informações, como um disco rígido recém comprado. Ele necessita entender o mundo que está a sua volta, se socializa, aprende a andar, gesticular, quer respostas.
Para isso a visão, audição, tato, olfato... Mas será que todos estão tendo as mesmas sensações, cheiros, ouvindo os mesmos sons, vendo as mesmas cores... Ou talvez todos aceitando sem questionar que há uma igualdade entre nós na maneira ver o mundo. E se pudéssemos trocar os olhos com outras pessoas, será que veríamos o vermelho da cor que somos condicionados a ver? Os sons seriam percebidos da mesma maneira? Essa pessoa jamais iria questionar que aquilo é vermelho, pois desde que nasceu aprendeu que é assim e ponto final. Mas e se você com os olhos dela visse aquilo verde, o que pensaria?

Deixo abaixo um trecho muito interessante sobre o assunto que encontrei pela internet:

"Somos reféns desde que nascemos do que é interpretado de nossos estímulos sensoriais. Mas ninguém tem exatamente a mesma percepção de um certa situação, podem ter percepções parecidas, mas nada idêntico, então, como saber que interpretação é real? Como podemos saber que uma pessoa esta realmente louca? Ela só tem uma percepção diferente do mundo. E se nós que nos consideramos sãos somos os verdadeiros loucos? Muitos dizem até que a linha que separa uma mente genial e uma mente louca é muito tênue.
Talvez o dia que conseguirmos enxergar o mundo de fora da nossa mente (talvez quando morrermos?), conheceremos o que é realidade."

Baseado no livro "O Alienista - de Machado de Assis"

3 comentários:

Unknown disse...

Texto complexo, porém perfeito!
Nunca enxergarei oq vc enxerga e vice-versa xD~~
Ser diferente eh o + foda da vida!
Te adoro Daaaann...

;*

Unknown disse...

meu pai uma vez me disse uma coisa muito interessante sobre isso, me fez pensar bastante... e eu cheguei a conclusão que aquela frase "a beleza 'tá nos olhos de quem vê" tem muito a ver com isso, assim como aquela história da diverssidade, que se todas as pessoas fossem iguais não teria a menor graça... se todas as pessoas vissem o mundo do mesmo jeito, tivessem as mesmas sensações quando ouvissem uma música ou ganhassem um carinho o mundo seria mais monótono, mais "padrão"...

Unknown disse...

mto bons teus textos Dan xD